Respondendo a questão inicial de forma simples: Na maioria dos lugares onde foi colocado em pratica.
Trabalharemos com dois exemplos distintos; A União Soviética e Cuba, o primeiro tinha riquezas naturais como petróleo e minério de ferro, por exemplo, já o segundo nunca contou com outras commodities além do açúcar e níquel para comercializar.
Mas ainda que se tenha riquezas naturais, só e possível explorara-las quando o pais conta com a infraestrutura e tecnologia necessárias para tal ação. Não era o caso da Rússia de 1917, logo após a revolução bolchevique. Na época a então recém-nascida União Soviética era economicamente caracterizado como feudal, e pior, logo depois da revolução ocorreu uma guerra civil que devastou toda a pouca estrutura existente.
Com toda essa dificuldade, o pais não só se reconstruiu como avançou rapidamente rumo a independência e soberania industrial e tecnológica. Os planos quinquenais foram decisivos nesse sentido, pois proporcionaram a formação da infraestrutura necessária para a exploração das riquezas naturais e sua comercialização, o que consequentemente trouxe as divisas financeiras para o reinvestimento interno e a expansão produtiva.
Dois exemplos do desenvolvimento descrito:
"Produção de veículos na URSS", por Trofimchenko.
Uma publicação do Instituto Isostat, 1935.
Gráfico econômico do mesmo período e a produtividade da URSS em comparação com os países capitalistas.
URSS - Vermelho
Estados Unidos - Preto
Reino Unido - Azrança -verde
Em resumo, sobre a União Soviética temos o seguinte fato:''A partir do momento que, em 1928, a economia soviética tornou-se propriedade pública e planificada, até o ponto em 1989 no qual a economia foi empurrada em direção ao livre-mercado, o crescimento do PIB per capita soviético foi superior ao de qualquer outro país exceto Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Ele cresceu a uma taxa de 5,2% contra 4% para a Europa Ocidental e 3,3% para as ramificações da Europa Ocidental (EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia). Em outras palavras, no tempo em que a economia planificada e de propriedade pública estava em prática, o registro de aumento das riquezas na URSS foi melhor que a dos principais países capitalistas industrializados. O robusto crescimento da União Soviética durante esse período é ainda mais impressionante considerando que o período inclui os anos de guerra, quando um grande ataque da Alemanha nazista deixou um rastro de destruição no caminho. Os invasores alemães destruíram mais de 1500 cidades e vilas, mais de 70000 aldeias, 31000 fábricas e 100 milhões de cabeças de gado (Leffler, 1994). O crescimento foi máximo até 1970, ponto em que a economia soviética começou a ocorrer mais devagar. No entanto, mesmo durante esse período chamado (erroneamente) de estagnação pós-1970, o PIB per capita cresceu 27% (Allen, 2003)''[1}.
O socialismo industrializou um pais feudal e o levou a ter seu próprio programa nuclear, espacial e militar. Criou uma das melhores educações públicas do mundo e anualmente formava centenas de cientistas. Ou seja, um pais independente e soberano sobre os setores estratégicos, como o militar, nuclear e cientifico.
É bom assinalar que a mesma situação foi possível em todo o leste europeu, graças a cooperação soviética e as respectivas administrações das republicas populares.
É bom assinalar que a mesma situação foi possível em todo o leste europeu, graças a cooperação soviética e as respectivas administrações das republicas populares.
Então se era tão bom, por que acabou (no caso soviético)?
Novamente usarei da simplicidade, a resposta é a luta de classes(em suas diversas esferas), inclusive, nas escolhas erradas no que tange as prioridades no planejamento econômico.
Que reflete diretamente na luta interna do partido, o que levou a vitória do revisionismo e o desmembramento do sistema socialista pouco a pouco com o retrocesso final tendo sido praticado por Gorbachev e que teve como resultado a restauração capitalista neoliberal.
Para mostrar que a saudades dos tempos socialistas e consequentemente soviéticos permanecem na Rússia atual( clique aqui)
CUBA
Em Cuba, por exemplo, mesmo o pais sendo pobre em recursos naturais, foi possível ter uma população com alto nível educacional e cultural e com atendimento médico gratuito e de qualidade reconhecida mundialmente para todos. Com o socialismo foi possível criar uma grande capacidade biotecnológica, resultado direto dos investimentos sistemáticos nas áreas da educação e pesquisa. Em todos os países socialistas, e, em Cuba não é diferente, a educação e a saúde são setores fundamentais para o desenvolvimento humano e social.
Lembrando que a Ilha sofre um bloqueio econômico criminoso desde 1962 dos norte-americanos, o que prejudica não só seu possível comércio com os Estados Unidos. Mas com qualquer pais do mundo, principalmente no que se refere a créditos e pagamentos, pois os bancos, seguem as regras impostas por Washington.
Um pais que, apesar das inúmeras dificuldades apontadas anteriormente, conseguiu e mantém até hoje para toda a população o acesso gratuito a todos os serviços públicos de extrema qualidade, o que é possível apontar atualmente ser uma exceção diante da crise capitalista mundial e os cortes pesadíssimos sendo feitos contra os trabalhadores e os mais pobres em grande parte dos países do mundo.
Nota:
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