Textos

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O papel da economia regional como propulsor do desenvolvimento.

Resultado de imagem para desenvolvimento regional

Desenvolver e intervir na economia regional representa um passo importante para a retomada do desenvolvimento econômico e social no âmbito nacional.

Um planejamento central sobre o pais e seus projetos não pode deixar de lado aspectos fundamentais que por vezes passam despercebidos.

É a dialética atuando como um duplo fio condutor do nacional para o regional e vice-versa. Nesse caso a economia regional pode cumprir um papel de maior relevância do que em tendo na maioria das administrações governamentais, seja as estaduais ou municipais, contribuindo de forma coordenada e decisivamente para o pais com um todo.

Quando se cria pequenas e médias cooperativas e empresas em bairros mais afastados dos grandes centros, geralmente periféricos, além dos empregos locais, também reduzem os traslados que milhares de pessoas são obrigadas a fazer para trabalhar, atravessando a cidade (ou mesmo indo para outros municípios).

Por consequência o tempo de deslocamento é diminuído drasticamente, chegando a ser eliminado na maioria das vezes e o trabalhador se desgasta menos diariamente com essa rotina.

Outro fato desse circulo vicioso (positivo) é a melhora da economia local. Os comércios terão mais vendas, a população podendo consumir nos seus próprios locais de moradia (o que aumenta seu poder de compra, pois não está nos grandes centros).

Poucos políticos apostam nesse tipo de proposta, sempre querem atuar da maneira mais ampla possível, e por vezes, esquecem que uma boa saída pode estar mais próxima do que imagina.

Claro, para que essas ações sejam feitas corretamente deve existir um Estado na linha de frente. Não só coordenando essas ''micro'' intervenções de cunho estratégico, mas diretamente com o auxilio financeiro.

Não será o ''deus mercado'' o fomentador da recuperação econômica, dos empregos e muito menos da qualidade de vida da população trabalhadora do nosso pais. O fornecimento de crédito a juros baixos e que comprometa o mínimo necessário à renda do individuo é a chave mestra dessa iniciativa.

Em conjunto com o Estado, as milhares de ''células'' regionais irão se transformar numa grande rede interligada que atuarão como um relógio nos setores produtivos e comerciais do pais. Num município apenas, por exemplo, pode ser a interligação econômica dos bairros periféricos e mais afastados ao centro mais desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário