Textos

terça-feira, 12 de julho de 2016

Em 1938, Pacto de Munique entrega Tchecoslováquia a Hitler



O acordo selou o destino da Tchecoslováquia, cedendo o país à Alemanha nazista em nome da paz. A história consagrou o Pacto de Munique como um exemplo nefasto da ‘política de apaziguamento’.

De volta à Inglaterra, ainda no aeroporto e brandindo uma folha de papel, Neville Chamberlain declarou que a reunião tinha conseguido estabelecer a “paz em nossos tempos”.

Embora a intenção do acordo fosse entregar a Hitler apenas os Sudetos (cadeia de montanhas na fronteira entra a República Tcheca, Polônia e Alemanha), Chamberlain acabou cedendo também à máquina de guerra nazi 66% do carvão tchecoslovaco, 70% do ferro e do aço e 70% da energia elétrica. Deixou assim a nação tcheca totalmente indefesa diante do poderio alemão.

No entanto, o tratado não conseguiu reprimir as exigências hitlerianas. Ele acabou por tomar não somente as zonas da maioria alemã, em que viviam cerca de três milhões de habitantes descendentes de alemães, mas também as puramente tchecas.

A Comissão Internacional de Fronteiras fracassou em impedir o avanço alemão. Uma força para policiar as zonas em plebiscito foi organizada na Inglaterra e depois dissolvida. Nenhum plebiscito foi realizado. O tratado de garantias jamais foi observado. E, no dia 19 de dezembro de 1938, Chamberlain disse a respeito do governo nazista: "Estou ainda à espera de um sinal de que eles estão prontos para dar a sua contribuição à paz".

Em suma, o, Pacto de Munique sacrificou a soberania da Tchecoslováquia no altar de uma paz de curtíssimo prazo, como se veria depois. O aterrorizado governo tcheco foi finalmente forçado a entregar as províncias ocidentais da Boêmia e da Moravia, que se tornaram protetorado da Alemanha, e, por fim, a Eslováquia e os Cárpatos ucranianos. Em cada uma destas regiões, Hitler instalou governantes títeres que serviram docilmente aos interesses políticos e militares dos nazistas. Por ocasião do início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pela Wehrmacht (forças armadas da Alemanha), a Tchecoslováquia não mais existia.

Foi Neville Chamberlain a quem a história reservou como o grande incentivador do Pacto de Munique. Encontrou-se privadamente com Hitler em Berchtesgaden, o refúgio do ditador nos alpes alemães, antes da conferência em Munique. Convencido de que as exigências territoriais de Hitler eram bastante razoáveis (e Hitler era um “gentleman”), persuadiu o colega francês a juntar-se a ele na pressão ao governo tcheco para que se submetesse aos reclamos do Führer.

Com a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler um ano depois, Chamberlain viu-se na embaraçosa situação de declarar guerra à Alemanha. O premiê terminou sua carreira sob a pecha de um líder fraco. “Vá embora e leve-nos com você”, exclamou um membro do Parlamento, citando o britânico Oliver Cromwell. Winston Churchill o sucederia logo depois como primeiro-ministro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário